NACE – Núcleo de Atendimento à Criança Especial


Núcleo de Atendimento à Criança Especial – NACE

Atender a criança com necessidades especiais de maneira humanizada e integrada, visando o melhor desenvolvimento possível para facilitar sua adaptação ao meio ambiente e família.

Público Alvo

Crianças de 0 a 12 anos com:

  • Paralisia cerebral
  • Síndrome de Down
  • Alterações de fala
  • Distúrbios de aprendizagem
  • Distúrbios de atenção
  • Hipercinéticas
  • Amputações congênitas
  • Atraso no desenvolvimento psicomotor
  • Epilepsia

Equipe Multiprofissional

Nossa equipe é composta por profissionais capacitados.

Neurologia: Prevenção e tratamento das intercorrências neurológicas em crianças de 0 a 12 anos:
Dra. Terezinha Rocha de Almeira CRM/ AL – 1658

Psiquiatria:  Prevenção e tratamento das intercorrências psiquiátricas
Dr. Francisco Hélio Dantas Junior CRM – 4548

Pediatra: Prevenção e tratamento das intercorrências clínicas nos menores assistidos
Dra. Maria Cristina R. Montenegro CRM – 597

Psicologia – Proporcionar, através da Psicologia Clínica, um estudo das diferentes maneiras de lidar com os problemas humanos. Entenda-se por “problemas humanos” aqueles originados do individuo enquanto ser social -– seus métodos podem incentivar o aparecimento ou aperfeiçoamento das capacidades de relacionamento e ajustamento intra e interpessoal, de aprendizagem e leitura do mundo e da realidade das pessoas. A Psicologia Clínica também é adequada ao tratamento de problemas mais complicados, como psicopatologias e psicossomáticos (doenças/sintomas orgânicos com causas psicológicas). Promover ao paciente através da ludoterapia a expressão de sentimentos, medos e necessidades de forma que o terapeuta possa entendê-lo melhor e ajudá-lo a vencer suas dificuldades para que se desenvolva de maneira saudável e plena.

Fisioterapia – Prestar assistência contínua e integrada à criança portadora de necessidades especiais.

Terapia Ocupacional – Promover ações relacionadas à ampliação da independência, tentando aumentar capacidades e utilizando para isso tarefas do desempenho ocupacional que o cliente realiza diariamente.

Psicopedagogia – A aprendizagem humana: seus padrões evolutivos normais e patológicos.

Fonoaudiologia – Contribuir para a melhoria das condições de vida, integração social e independência nas atividades da vida diária das crianças atendidas no NACE, estimulando a aquisição de linguagem e promovendo estimulação dos órgãos fono-articulatórios.

Enfermeira – Coordena o grupo multiprofissional, buscando inovações para a equipe, propondo novas atividades e facilitando sua implantação.

Serviço Social – Contribui de forma essencial para a equipe de saúde porque os indivíduos têm histórias de vidas, desejos, expectativas e estão inseridos em grupos familiares e sociais. Quando adoecem, são mais do que portadores de patologias: são indivíduos únicos.

 

Trabalho com a família

Reconhecendo a importância da família como coadjuvante no tratamento da criança, nossos profissionais promovem oficinas, palestras educativas, orientação e grupos terapêuticos destinados aos familiares das crianças atendidas no NACE.