Abril Azul: mês de conscientização sobre o autismo
Abril chegou e, com ele, começou a campanha Abril Azul, voltada para a conscientização sobre o Autismo ou Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Como o transtorno ainda é bastante desconhecido pela população, o Abril Azul se tornou uma campanha muito importante para mostrar à população as características desta condição especial e destacar que o autismo não é uma doença, assim como, alertar para as dificuldades enfrentadas pelas famílias.
E o que é o Autismo?
O Autismo ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por alterações no desenvolvimento da comunicação, do comportamento e interação social, e por padrões restritos e repetitivos de comportamento. Além disso, também pode ocorrer em diferentes graus.
O autista geralmente apresenta comportamentos repetitivos, definidos como estereotipias. Seus sintomas costumam aparecer logo na infância, antes dos três anos. Mas, é possível diagnosticar o TEA já nos primeiros meses de vida.
A origem do autismo se deve a diversos fatores, podendo ser genético, neurológico ou ambiental. Alguns atrasos no desenvolvimento associados ao autismo, como a dificuldade em sustentar contato visual, atraso no desenvolvimento da linguagem verbal e não verbal, ausência de resposta ao ser chamado pelo nome, dentre outros, podem servir de alerta para que os pais busquem uma avaliação sem demora, visto que a intervenção precoce pode melhorar os resultados.
O autismo não tem cura, porque não é uma doença. Mas, possui tratamentos feitos através de intervenções que podem ajudar em questões específicas como um melhor desenvolvimento de questões de linguagem, por exemplo, que podem minimizar os efeitos e melhorar as habilidades dos indivíduos que sofrem com ele.
Porém, mais que a ajuda profissional, a informação e compreensão de todos são essenciais para lidar com esta condição.
O símbolo do autismo é o quebra-cabeça, que representa as dificuldades de compreensão enfrentadas pelas pessoas com autismo. Foi criado em 1963 pela National Autistic Society, no Reino Unido, e popularizado pela Autism Speaks, entidade norte-americana.
E por que a cor azul representa essa campanha?
O Transtorno do Espectro Autista atinge pessoas de todos os sexos, no entanto, atinge muito mais os meninos do que as meninas, fato que a ciência ainda não consegue explicar. Por isso que o azul foi escolhido para representar a campanha.
Se você acredita que seu filho tem um entendimento difícil de sua linguagem, não está se expressando, ou não comunica os pensamentos, fale com o médico do seu filho para que seja feita uma avaliação inicial e definição da necessidade de encaminhamento para um especialista.
Aqui na Clínica Guri, possuímos uma porta de abertura para um cuidado especial às crianças com autismo: o NACE.
O NACE — Núcleo de Atendimento a Crianças Especiais, atende a criança, não só com autismo, mas a todas as crianças com necessidades especiais.
O atendimento é feito de maneira humanizada e integrada, visando o melhor desenvolvimento possível para facilitar sua adaptação ao meio ambiente e à família.
Para isso contamos com uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais capacitados que atuam com a família, que tem papel coadjuvante, mas muito importante, no tratamento da criança. Para isso, nossos profissionais realizam oficinas, palestras educativas, orientação e grupos terapêuticos destinados aos familiares das crianças atendidas no NACE.
Deseja saber mais informações sobre atendimento, e como fazer parte do NACE? Entre em contato conosco através do número (82) 3201 – 6100, por ligação ou WhatsApp.