Janeiro Branco – mês de conscientização sobre a Saúde Mental

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Estamos no Janeiro Branco, mês de conscientização sobre os cuidados com a saúde mental.

 

Mas, o que é o Janeiro Branco?

Inspirado em outras campanhas que conscientizam e incentivam o cuidado com alguma área da saúde, como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, surgiu, em 2014, o Janeiro Branco. 

Essa campanha tem como objetivo mobilizar a sociedade em favor da saúde mental, mudando a compreensão da população sobre o tema, que é cercado de tabus. Fazer entender que, assim como a saúde física, a saúde mental também requer cuidados especiais.

 

O que significa o Janeiro Branco?

Com a chegada de um novo ano, durante o mês de janeiro, as pessoas ficam mais inspiradas a fazerem reflexões acerca das suas vidas. Repensam sobre relações sociais, em manter o que deu certo ou corrigir o que deu errado, e quais objetivos que desejam alcançar no ano que se inicia, por exemplo. Fazendo de janeiro uma espécie de portal de ciclos que se fecham e outros que se iniciam.

A cor branca foi escolhida por, simbolicamente, por representar “uma folha ou quadro em branco” no qual se pode projetar, escrever ou desenhar expectativas, desejos, histórias ou mudanças com as quais sonhamos e às quais desejamos concretizar.*

Mas é importante lembrar que cada pessoa é única e tem seu próprio tempo e processo.

 

A vida em equilíbrio

Em 2023, o tema do Movimento Janeiro Branco é: a vida em equilíbrio.

A cada ano passamos por mais mudanças, cada vez mais desafiadoras e aceleradas, que exigem novas atitudes, novas habilidades, novos entendimentos e novos comportamentos. 

São momentos de obrigações e alegrias, cansaço e motivação, desgaste e energia, trabalho e descanso, medos e coragem. E para enfrentar tudo isso é preciso ter equilíbrio. Pois quando as coisas não andam bem na sua cabeça, elas não andam bem em lugar nenhum. Se a vida fica em desequilíbrio, acabamos por perder bons momentos e boas oportunidades pessoais, profissionais e sociais.

É importante entender o que nos deixa em desequilíbrio, com algum desconforto emocional e psicológico, e cuidar mais da saúde da mente no dia a dia. Esse cuidado diário é possível através de alguns elementos, tais como:

  • Uma alimentação mais leve e saudável;
  • Prática regular de atividades físicas (academia, caminhada, esporte, dança…);
  • Boa qualidade do seu sono;
  • Momentos de relaxamento (atividades para desestressar);
  • Relacionamentos sadios;
  • Afastando-se de situações que geram emoções negativas;
  • Amor-próprio e autocuidado;
  • Hobbies;
  • Se conectar com o que você acredita (fé e espiritualidade, ações sociais);
  • Autorrealização;
  • Sucesso profissional;
  • Conquistas significativas;
  • Pequenos prazeres diários; e
  • Na busca de acompanhamento profissional de um psicólogo.

 

Cuidando da saúde mental na terapia

Aproveite o espírito do Janeiro Branco para refletir sobre quanto tempo você tem dedicado a cuidar de si. Caso identifique que precisa de ajuda profissional para cuidar da sua saúde mental, não tenha vergonha de procurar atenção especializada.

Procurar ajuda psicológica e fazer terapia não significa que você é louco ou incapaz. É sinal de que você deseja garantir mais qualidade de vida e bem-estar no presente e no futuro. É buscar o autoconhecimento e entender o porquê de alguns hábitos, medos e atitudes.

 

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*https://janeirobranco.com.br/

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