Distúrbios da tireoide durante a gestação

Clínica Guri - Distúrbios da tireoide na gestação

 

O bom funcionamento da tireoide é essencial para pessoas de diversas idades, de forma especial na gestação. Durante a gravidez ocorrem diversas adaptações no organismo da mulher como: elevação do b-hcg, aumento do hormônio estradiol, formação da placenta, que podem interferir no equilíbrio do funcionamento da tireoide.

As futuras mamães devem se preocupar com o funcionamento da tireoide no período antes da gestação, pois elas serão responsáveis pela produção de parte dos hormônios que seus bebês precisarão já no início da gravidez.

As mulheres grávidas podem apresentar o hipertireoidismo transitório gestacional, hipertireoidismo ou hipotireoidismo nesse período. Entenda melhor sobre estes quadros clínicos e a relação entre a tireoide e a gravidez a seguir.

 

Distúrbios da tireoide e seu impacto na gravidez

O hipertireoidismo gestacional transitório é uma situação esperada durante a gestação e deve ser diferenciado de outros quadros patológicos na grávida. Pode vir acompanhado de aumento de enjoos, vômitos, desidratação e perda de peso.

O hipertireoidismo é um quadro que necessita de um maior cuidado, pois está relacionado com algumas complicações não desejadas, sendo elas: abortamento, pré-eclâmpsia, eclâmpsia, parto prematuro, descolamento prematuro de placenta, natimorto, bebês com baixo peso ou pequeno para a idade gestacional, entre outros.

O hipotireoidismo deve ser pesquisado mesmo antes da gestação. Mulheres que apresentam risco de hipotireoidismo, são: 

  • Aquelas que têm histórico familiar ou próprio de doenças de tireoide;
  • Aquelas que tenham tido abortos ou prematuros em gestações anteriores;
  • Aquelas que tenham realizado tratamentos ou cirurgias no pescoço;
  • Diabéticas tipo 1 ou com doenças como lúpus, artrite reumatoide ou vitiligo;
  • Obesas grau 3;
  • Aquelas que usam medicações como amiodarona, lítio ou contraste iodado.
  • Mulheres com idade acima de 30 anos.

O hipotireoidismo na gestação pode trazer como complicações: aborto, bebes pequenos para a idade gestacional, pré-eclâmpsia, eclâmpsia, hipertensão materna e casos de retardo mental irreversível nos bebês.

 

Avaliação da Gestante

Há diversos especialistas que apontam formas variadas de avaliar estes riscos de alterações na tireoide na gestação. Porém, é fundamental compreender a importância do acompanhamento médico neste período. O tratamento multidisciplinar entre ginecologista e endocrinologista.

O acompanhamento do ginecologista (seja antes ou durante a gravidez) ajuda a compreender a saúde da mulher e possíveis riscos nesse período. Já o endocrinologista permite que haja uma atenção melhor a todas as alterações envolvendo o organismo feminino.

Ou seja, realizar avaliações ginecológicas e endocrinológicas, tanto antes da gravidez como durante, são essenciais, especialmente existindo o risco de doenças de tireoide. Além disso, é importante ressaltar que existe tratamento para distúrbio de tireoide na gravidez. Veja mais a seguir.

 

Distúrbio de tireoide na gravidez têm tratamento?

Apesar do cenário preocupar, nem tudo está perdido. Distúrbios da tireoide são tratáveis, mesmo durante a gravidez, por meio do uso de medicações. Através da avaliação médica, é possível controlar os hormônios durante as diferentes fases da gestação e acompanhar o desenvolvimento do bebê com exames de ultrassonografia.

Se a mulher tiver problemas antes da gravidez, o médico vai ajustar a medicação de conforme a necessidade. E, mesmo após o nascimento bebê, a mãe deve manter o acompanhamento e esse histórico deve ser informado ao pediatra para que o bebê também seja acompanhado adequadamente.

O acompanhamento interdisciplinar entre ginecologista e endocrinologista, de maneira precoce, pode evitar complicações ajudando mãe e bebê a superar essa dificuldade com sucesso.

Se você for de Maceió, visite a Clínica Guri. Temos uma equipe de especialistas renomados reunidos para um olhar completo e especializado na sua saúde. Para mais informações ou agendar consulta, entre em contato conosco através do número (82) 3201 – 6100, por ligação ou, se preferir, por WhatsApp.

 

Clínica Guri - Assinatura