Maio Amarelo – Depressão entre crianças e adolescentes

Clínica Guri - Maio Amarelo - Depressão entre crianças e adolescentes

 

Ao contrário do que muitos pensam, a depressão não é um mal exclusivo dos adultos. Hoje em dia, os casos de depressão entre crianças e adolescentes vem aumentando cada vez mais em todo o mundo.

Devido à importância do assunto, a Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) lançou a Campanha Maio Amarelo com o lema “Depressão entre crianças e adolescentes: pare, observe, acolha”. O objetivo da campanha é de que sejam debatidos os grandes riscos físicos e psicológicos envolvidos, assim como  os meios necessários para a detecção, acolhimento, suas causas, consequências, prevenção e formas de tratamento.

Por acreditar que esse tema é de bastante relevância, resolvemos aderir à campanha da SPSP e trazer um pouco mais sobre o assunto.

 

Pare, olhe, acolha

Como o objetivo principal da campanha indica, é fundamental oferecer os meios necessários para a detecção, acolhimento, prevenção e tratamento da depressão. Além de, também estar atento às situações de risco para a criança ou o adolescente.

Não é fácil para um familiar fazer um pré-diagnóstico de depressão na criança ou no adolescente, pois muitas vezes os sintomas podem ser confundidos com malcriação, birra, mau-humor e tristeza. É preciso estar muito atento às mudanças de comportamento para diferenciar as tristezas do dia-a-dia com a depressão.

A intensidade, a persistência e as mudanças em hábitos normais da criança, como isolamento, alterações alimentares e queda no rendimento escolar, por exemplo, podem ser alguns dos sintomas da depressão na infância e adolescência.

A depressão em crianças e adolescentes pode se manifestar a partir de uma situação traumática, como: separação dos pais, mudança de colégio ou de cidade e a perda de uma pessoa querida ou animal de estimação. Além disso, ter um histórico familiar de depressão, histórico de abusos na infância, bullying e excesso de cobrança também são grandes fatores de risco para a doença.

 

Acompanhamento multidisciplinar

É extremamente importante identificarmos os sintomas da depressão o mais rápido possível para poder tomar as medidas e ações necessárias e evitar que as manifestações se agravem.

Por isso a divulgação dessa campanha é tão importante, pois promove ações para auxiliar nessa conscientização. Orientando adequadamente pais, familiares e cuidadores a saberem como agir em casos de suspeita de quadro depressivo. Assim, ao identificar possíveis sinais de depressão, os pais devem acolher a criança e encaminhá-la a um profissional o mais rápido possível. 

Nesses casos, o papel do pediatra é essencial na observação de sinais que sirvam de alerta e no diagnóstico precoce. Após isso, realizar um acompanhamento multidisciplinar com pediatra, psiquiatra e psicólogos é de suma importância para um desfecho seguro do quadro.

É importante lembrar que os transtornos mentais, como a depressão, são um fator de risco de prejuízo na vida adulta. Por isso, ao menor sinal, não hesite em pedir ajuda. A Clínica Guri conta com uma equipe de pediatras, psicólogos e psiquiatras para ajudar no acompanhamento e tratamento nesse momento tão difícil.

Para obter mais informações, entre em contato conosco através do número (82) 3201 – 6100, por ligação ou, se preferir, por WhatsApp.