Escoliose: tipos, sinais e tratamento

 

A escoliose é uma curvatura anormal da coluna vertebral, podendo ser tanto para o lado esquerdo quanto para o lado direito, direção determinada pela rotação das vértebras. Essa curvatura pode ser vista quando olhamos a pessoa de costas.

Sinais físicos da escoliose

O aspecto da coluna de uma pessoa com escoliose se assemelha ao de um “C”, no caso de uma só curvatura, ou de um “S”, quando existe mais de uma curvatura. Os principais sinais físicos da escoliose são:

  • Ombros ou quadris que se mostram assimétricos;
  • A cintura pode parecer desigual;
  • Coluna vertebral encurvada anormalmente para um dos lados;
  • Um lado da caixa torácica ou uma perna pode parecer menor que a outra;
  • O corpo se inclina mais para um lado;
  • E alguns sintomas discretos, como desconforto muscular e sensação de fadiga nas costas, especialmente após um período prolongado na posição sentada ou em pé.

Clínica Guri - mulher com Escoliose

 

Tipos de escoliose

Os tipos de escoliose são nomeados de acordo onde a curva está localizada na coluna vertebral. Esses padrões de curva são nomeados em 4 tipos:

Escoliose Torácica — quando a curvatura localiza-se na parte média da coluna.

Escoliose Lombar — quando a curvatura se localiza na parte inferior da coluna.

Escoliose Toracolombar — quando vai desde a parte inferior à superior.

Escoliose Combinada — apresenta 2 ou 3 curvaturas, em cada região da coluna.

 

Clínica Guri - tipos de escoliose

 

Escoliose Neuromuscular

A escoliose neuromuscular é causada por doenças ou distúrbios que acometem o sistema nervoso central, os nervos e os músculos como paralisia cerebral ou muscular, sequelas de doenças neurológicas, como a poliomielite, e distrofia muscular.

Geralmente, a escoliose do tipo neuromuscular apresenta uma longa curva em forma de um “C” e pode ser dividida em:

Causas neuropáticas:

▪️Síndrome do neurônio motor superior;

▪️Degeneração espinocerebelar;

▪️Lesão do neurônio motor inferior;

▪️Genética.

Causas miopáticas:

▪️Artrogripose;

▪️Hipotonia congênita;

▪️Miotonia distrófica;

▪️Desproporção de tipos de fibras;

▪️Distrofias musculares.

Clínica Guri - mulher com Escoliose

 

Escoliose Idiopática

A escoliose idiopática refere-se a um tipo de escoliose em que não é possível determinar a origem ou causa do desvio da coluna, sendo estas atribuídas a múltiplas causas.

Estima-se que 80% dos casos de escoliose idiopática estão associados a crianças e adolescentes saudáveis e sem antecedentes pessoais de malformações ou patologias da coluna.

 

Tratamentos para escoliose

Há diversas maneiras de se tratar a escoliose sem que seja necessária intervenção cirúrgica.

A observação é indicada para curvas menores de 25 graus, associada a fisioterapia específica.

A fisioterapia pode ajudar no tratamento da escoliose de 10-35 graus de curvatura. Pode ser feita através de exercícios específicos, como os de pilates clínico, técnicas de manipulação vertebral e exercícios de reeducação postural, dentre outros com técnicas manuais com foco no equilíbrio músculo-facial.

Os principais objetivos de exercícios de fisioterapia específicos para escoliose são impedir a progressão (piora) da curva, além de reequilibrar os desvios já presente; impedir o colapso postural, prevenir ou tratar a disfunção respiratória (falta de ar), prevenir ou tratar a dor nas costas, melhorar a estética e a qualidade de vida.

Com o uso de coletes, indicado para curvas entre 25 e 40 graus em crianças em crescimento para evitar progressão da deformidade vertebral.

Apenas em alguns casos é que pode haver a necessidade de cirurgia, sempre associado à fisioterapia.

É papel do ortopedista, preferencialmente especialista em coluna, realizar a avaliação para identificar o tipo de escoliose, assim como o tratamento mais adequado para cada indivíduo. 

O fisioterapeuta irá tratar o realinhamento da coluna e outras alterações que ocorrem por conta desse desvio. 

É muito importante iniciar a discussão sobre escoliose, pois pode evitar dores e até mesmo problemas cardíacos e respiratórios em pacientes que sofrem desta condição. Afinal, quanto antes se busca ajuda, melhor!

 

A Clínica Guri oferece uma assistência multidisciplinar à saúde. Uma tarefa que envolve a nossa equipe para uma visão integral do paciente em diversas áreas clínicas, na certeza de oferecer um cuidado completo a todos que passam por aqui.
Para obter mais informações, tirar dúvidas e realizar agendamentos, entre em contato conosco através do número (82) 3201 – 6100, por ligação ou, se preferir, por WhatsApp.

 

Clínica Guri - Assinatura