Diabetes: 8 perguntas e respostas sobre a doença

Clínica Guri - diabetes-780x300

A diabetes é uma doença que atinge milhares de pessoas pelo mundo, uma questão crônica que pode trazer diversas complicações.

Mesmo sendo tão conhecida, a diabetes ainda gera várias questões e incertezas na cabeça de muita gente. Pensando em sanar algumas dúvidas, trouxemos oito perguntas e respostas sobre a doença. Confira!

1- O que é a diabetes?

Não poderíamos começar com outra pergunta, pois ainda há muita gente que não sabe exatamente do que se trata a doença.

A diabetes é caracterizada por uma elevação dos níveis da glicose (açúcar) no sangue. Para ser processada de forma normal, a glicose necessita de um hormônio produzida pelo pâncreas – a insulina.

Se não existir insulina em quantidade suficiente ou se a insulina não atuar de forma correta, a glicose não consegue entrar nas células. Com isso, ocorre o aumento da quantidade de glicose no sangue, provocando assim a diabetes.

2- Quando o nível de açúcar no sangue é perigoso?

A glicemia pode ser medida por análises do sangue. Os valores podem variar em cada momento e conforme os alimentos ingeridos.

Em jejum, o nível normal de açúcar no sangue é de 70 a 99 miligramas por decilitro (mg/dl). Abaixo de 70 mg/dl é considerado hipoglicemia (glicose baixa) e acima de 126 mg/dl glicose elevada (diabetes).

Após as refeições, esses valores aumentam, mas a insulina garante que eles voltem à faixa normal rapidamente (normalmente em duas horas). Valores superiores a 140 mg /dl mantidos por mais de duas horas a glicemia é considerada alterada.

Clínica Guri diabetes - nível de açúcar

3- Quais são os sintomas mais comuns da diabetes?

A diabetes é uma doença silenciosa, principalmente a do tipo 2. Por isso é necessário avaliar a predisposição para desenvolvê-la, além de prestar atenção aos sinais do seu corpo. Entre os sintomas mais comuns, destacam-se:

• Vontade súbita de urinar e com frequência excessiva;
  • Aumento do apetite e perda de peso mesmo com o apetite elevado;
  • Sede em excesso;
  • Fadiga (cansaço inexplicável);
  • Visão turva e embaçada;
  • Dificuldade na cicatrização de feridas;
  • Infecções frequentes, principalmente na pele.

4- Quais são os tipos de diabetes?

São vários os tipos, dentre os quais podemos destacar: a diabetes tipo 1, a tipo 2 e a gestacional. Além da pré-diabetes, que é quando os níveis de glicose no sangue são altos, mas não o suficiente para ser diagnosticado como diabetes.

5- Quais as diferenças entre a diabetes tipo 1 e do tipo 2?

A diabetes tipo 1 é uma doença autoimune, isto é, o sistema imunitário (sistema de defesa) ataca e destrói as próprias células de insulina do pâncreas. Assim, o pâncreas deixa de produzir a insulina corretamente. Logo, nas pessoas com diabetes tipo 1 é necessário administrar insulina diariamente. Pode afetar pessoas de qualquer idade, mas geralmente ocorre em crianças ou jovens adultos.

A diabetes tipo 2 é a forma mais frequente da doença. Ocorre quando o corpo se torna resistente à insulina produzida, provocando o aumento da glicose no sangue. Ao contrário da diabetes tipo 1, o pâncreas continua a produzir insulina, porém, as células não respondem de forma eficaz. Então, neste caso, a glicose também não é processada normalmente, acumulando-se na corrente sanguínea. Geralmente ocorre em adultos, mas têm surgido cada vez mais em crianças e adolescentes.

6- O que é a diabetes gestacional?

A Diabetes Gestacional é um tipo de diabetes que se desenvolve apenas durante a gravidez. É detectada pela primeira vez, geralmente durante o segundo ou o terceiro trimestre da gravidez.

Quando isso ocorre, a placenta reduz a ação da insulina e cria um quadro de elevação da glicemia e da própria insulina, que muitas vezes não consegue controlar a glicose, levando ao Diabetes Gestacional.

Este tipo de diabetes não ocorre em todas as mulheres e, geralmente, tende a desaparecer após o parto. No entanto, as mulheres com diabetes gestacional têm maior risco de desenvolverem diabetes tipo 2 no futuro.

7- Como é feito o diagnóstico da diabetes?

O diagnóstico de diabetes é estabelecido com análises laboratoriais com base em 3 parâmetros diferentes, todos relacionados com os níveis de glicose no sangue:

• Glicemia em jejum;
  • Prova de tolerância à glicose oral;
  • Hemoglobina glicada / glicosilada ou HbA1c.

Clínica Guri - diagnóstico da diabetes

8- A diabetes tem cura e pode ser evitada?

A diabetes não tem cura, mas pode ser controlada para que a pessoa leve uma vida normal.

Por isso, é importante que seja diagnosticada o mais cedo, para controlar de forma eficaz os níveis de glicose no sangue, melhorando assim a sintomatologia e complicações provocadas pela doença.

Não há como saber quem terá diabetes 1, nem como evitá-la. A diabetes tipo 2, por outro lado, tem fatores desencadeantes muito claros, e pode ser evitada – ou retardada, no caso de pessoas com predisposição genética – mantendo-se um peso adequado, alimentação saudável e balanceada e fazendo exercícios físicos regularmente.

Para obter mais informações, tirar dúvidas e realizar agendamentos de consultas e exames, entre em contato conosco através do número (82) 3201 – 6100, por ligação ou, se preferir, por WhatsApp.
Se preferir, faça o agendamento online, de forma prática e rápida, aqui no site da Clínica Guri!