HIV e AIDS: entenda tudo sobre o assunto

Clínica Guri - Banner- Aids e HIV-780x300

Falar sobre HIV e AIDS ainda é um assunto que enfrenta muito preconceito e se torna um tabu. Porém, é essencial falar sobre isso, ainda mais pensando no cenário nacional e mundial da questão.

Em 2021, dados revelam que cerca de 38,4 milhões de pessoas no mundo eram portadoras do vírus HIV e desenvolveram AIDS. Mesmo com a pandemia, os números são alarmantes e pedem atenção. Com isso, é importante entender melhor sobre o assunto e a melhor maneira de se prevenir. Tenha um novo olhar sobre a AIDS durante o texto a seguir.

O que é AIDS?

AIDS é uma doença autoimune desenvolvida através do vírus HIV. O vírus é transmitido através de relações sexuais ou transfusão de sangue, podendo ou não desenvolver a síndrome da AIDS. Isso ocorre porque nem toda pessoa vai ter os sintomas, é apenas portadora do vírus.

Existem diversos sintomas característicos do HIV/AIDS. Entre os principais, estão:

• Febre;
  • Crescimento do fígado e baço;
  • Aparecimento de gânglios;
  • Inflamação das meninges;
  • Alterações elétricas no coração.

Os sintomas citados acima são os iniciais e tem uma duração que pode ser entre dias e semanas. Porém, em um estágio de sintomas mais agudo, o portador pode ser afetado por um tempo maior, de três a oito semanas.

Neste caso, o coração é um dos principais alvos neste estágio, assim como intestino e esôfago. Porém, vale destacar que os sintomas não são determinantes para diagnosticar HIV/AIDS. É possível que portadores possam viver décadas com a doença de forma assintomática, ou seja, sem a manifestação dos sintomas e levando uma vida normal.

A forma de transmissão pode variar, mas todas envolvem troca de fluidos entre um portador e outra pessoa sem o vírus. Neste caso, sangue, secreção vaginal, esperma e leite materno são as principais formas de transmissão do vírus HIV.

Camisinha - prevenção HIV

Qual é a melhor forma de prevenção?

Para se prevenir contra HIV/AIDS é necessário ter algumas ações simples, mas que fazem toda a diferença. A principal, sem dúvidas, é usar preservativos em relações sexuais.

Evite também utilizar a mesma seringa ou itens de manicure (alicate de cutícula, por exemplo) com outras pessoas. Caso realize alguma transfusão de sangue, utilize itens descartáveis e luvas para realizar o procedimento.

No caso de mulheres grávidas diagnosticadas com o vírus, a prevenção para o bebê deve ser feita só ao longo da gravidez. Além de tomar corretamente os antirretrovirais durante a gestação, vale também que a mãe evite amamentar o bebê. Mas, independente do fato, é importante realizar o diagnóstico precoce para que o tratamento tenha eficácia.

Diagnóstico: o impacto da notícia

O diagnóstico é realizado através de exame de sangue. Os exames são focados em detectar a presença de anticorpos de HIV e trazem uma alta taxa de confiabilidade nos resultados.

No caso de infecções recentes ou bebês recém-nascidos, nas quais ainda não há a presença de anticorpos, podemos observar outras formas de detectar o vírus.

Dezembro Vermelho - HIV e AIDS: entenda tudo sobre o assunto

Existe tratamento para AIDS?

Atualmente, com diversas pesquisas em andamento, não temos ainda uma vacina ou remédio que curem a AIDS. Porém, existem tratamentos que controlam o vírus assim como o desenvolvimento dos sintomas.

Trata-se de um tratamento a longo prazo, que deve ser realizado pelo paciente com o acompanhamento médico para compreender as necessidades de cada fase.

Porém, o importante neste caso é manter a qualidade de vida. Para isso, invista em uma equipe multidisciplinar para atender seus objetivos e manter a saúde em dia.
Na Clínica Guri oferecemos uma infraestrutura de ponta, com profissionais renomados na área e atualizados com os melhores tratamentos. Marque sua consulta pelo WhatsApp 82 3201-6100 ou através do site.

Clínica Guri - Assinatura cinza